terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Homenagem do Lanterninha à Débora Paes.

Faz pouco mais de uma semana que perdemos uma das pessoas que nos dois primeiros anos do Lanterninha nos ajudou a construir a história desse projeto. Fotógrafa com muitos anos de experiência, Débora topou se juntar à equipe do Lanterninha para transformar em imagens o sonho diário de modificar a educação pública da nossa cidade. Foram centenas de fotos em dois anos de convivência. As risadas e momentos de alegria serão impossíveis de quantificar, pois em todos os minutos ela nos saudava com disposição, entusiasmo e energia. Foi uma convivência harmoniosa e feliz. A foto abaixo registra um dos momentos mais emocionantes do projeto, em que ela abandonou o posto de fotógrafa para que a equipe estivesse completa ao lado do querido mestre Riachão. Em nome de todos os profissionais do Lanterninha que trabalharam com Débora, gostaríamos de prestar uma sincera homenagem pela sua partida repentina. Que o click do seu sorriso continue iluminando mundos por aí.



Relato do cineclubista Jônatas Souza Silva Pereira, sobre a retomada das atividades do Lanterninha no IFBA - Simões Filho.


2012 pro projeto Lanterninha começa com o pé direito!

No 18 de Janeiro de 2012 no Instituto Federal da Bahia (IFBA, antigo CEFET) teve a primeira exibição cineclubista do Projeto Lanterninha nesta escola, estreando com sucesso considerável. Com a proposta de exibir o filme Pro dia Nascer Feliz de João Jardim e discuti-lo depois ao seu termino com o público presente os participantes do projeto nos anos anteriores, partiram para mais um desafio, agora em um dos Institutos de ensino mais desejado da Bahia.  Ao chegar no local os cineclubistas, que em sua maioria estudaram em colégio públicos, ficaram espantados com a boa estrutura do local, salas com ar condicionado, cadeiras alcochoadas entre outros benefícios.
Os cineclubista do colégio Renan Ribeiro, Joseane, Renata, Leo e Ana Matos foram pelo instituto divulgar a exibição, explicando o que é o projeto e abordando os temas que seriam apresentados no documentário. Os alunos do IFBA se mostravam interessado e curiosos.  A cada sala, corredor  e pátio que os Lanterninhas entravam e divulgava, se observava o amor, alegria e o vigor pelo projeto. Os outros cineclubistas ficaram na parte da produção, colocando os equipamentos para funcionar, checando se tudo estava pronto para a realização da exibição.
Fabio, o coodernador pedagógico do projeto com sua sabedoria incrível conduziu bem apresentação do Projeto  e dos possiveis questionamentos que o filme poderia obter, além de relatar o total controle dos filmes hollywoodianos  nas salas de cinema do Brasil não deixando espaço nem pro cinema nacional e nem para outros tipos de escolas de cinema no mundo, obtendo um pequeno debate entre os alunos e  até os professores.
 O filme Pro Dia Nascer Feliz que pega depoimentos de alunos e professores de escolas públicas e privadas, traz vários questionamentos importantes como:
Estimulo é necessário para ensinar? A educação pública é falida? Qual a principal papel da escola na sociedade?  Ensinar vale a pena? O ensino público melhorou? A desvalorização é problema para educação pública? A escola cumpre seu papel? A escola pública está desatualizada? A escola precisa mudar? O papel do aluno é apenas estudar e do professor é apenas ensinar? A educação privada é melhor que a pública? E se é por que? Porque a cobrança é maior com os alunos de escolas privadas? A pressão escolar e familiar ajuda na educação? A ausência do pais é bom para o aluno? E de quem é a culpa pela violência escolar?
Ao termino do filme, os cineclubistas relatam um pouco o que é o projeto Lanterninha e depois comentaram o filme. A sessão teve a participação da maioria do público, deixando suas opniões, professores também comentaram, ficando uma sensação boa por todos no projeto.
Depois de um almoço reforçado e a comemoração de um professor que ia ser pai, começaram atividade de sessão da tarde, acabamos nos dirigindo para uma outra área da instituição fazendo novamente toda a preparação que um cineclubista faz como montar o projetor e outros divulgando entre outras funções.  Ao começar a sessão vespertina, os lanterninhas observaram atenção dos alunos pelo filme apresentado, ao fim do documentário, os lanterninhas não encontraram nem Carol e nem Fábio que tinham ido lanchar, mas não se intimidaram e iniciaram a parte do debate mediado por Renata e Jônatas. No começo explicaram o que é o projeto e motivaram os alunos da IFBA a fazer um cineclube lá, depois começaram o debate com a pergunta:  Por que há um abismo entre as classes sociais, como relatado da menina que havia um abismo entre ela e um morador de rua? E a partir desse questionamento o que houve foi uma sucessão de opiniões, até alunos que não queriam participar também opinaram, e as opiniões não eram unânimes, elas se divergiam, havendo um debate democrático e bonito.  O debate estava tão bom que só foi terminar 17 horas, Fabio e Carol ficaram surpreso com a nossa iniciativa que já queriam que a gente já comandasse um debate e todos nos ficamos orgulhosos pelo trabalho bem feito.
Ao terminar o dia de sessões ficamos com a sensação que apesar do cansaço, da distância e do esforço o nosso trabalho vale muito a pena e que levar boa cultura pros alunos e vê-los felizes é a nosso maior prêmio, isso que é o projeto Lanterninha, educação, diversão e arte.