terça-feira, 17 de junho de 2008

Um cineclube em cada escola

Hoje tivemos uma exibição do Lanterninha na escola Anísio Teixeira no turno da manhã. Começou, como sempre, às 10 hs. Assistimos ao filme Narradores de Javé, da diretora Eliane Caffe. O filme contagia. Os alunos foram capturados pelas histórias hilárias dos moradores de Javé. E eu que já assisti não sei quantas vezes ainda dou muita risada com “pockemon de jesus”. Como esse é o filme de maior duração que participa do projeto, acabou às 12 hs, quando bateu o horário de saída da escola, tivemos pouco tempo para discutir sobre o filme, mas faremos isso no início da próxima exibição.
Os filmes do Lanterninha são exibidos nos horários das aulas, que são cedidas pelos professores. As escolas que constroem junto com a gente o projeto também acreditam nessa dobradinha cinema/sala de aula. O Lanterninha é um projeto pioneiro em Salvador e essa é a primeira vez que o realizamos.
Estamos agora na fase de formação dos cineclubes. Já tivemos exibições em todos os turnos das escolas. Foram sete filmes, estamos no oitavo, sempre é o mesmo filme por semana em todas as escolas. Os meninos já conhecem o projeto e já nos articulamos com as escolas para a potencialização das ações. No início e ao final de cada sessão convidamos os alunos a formarem um grupo de cineclubistas em sua escola, que dará continuidade as exibições quando não estivermos mais por lá. Nossa intenção é aproximá-los do universo do cinema, através do conhecimento da sua história, dos gêneros dos filmes, dos diversos formatos existentes. É tornar conhecido o cinema brasileiro, é difundir a sétima arte, é fazê-los entrar na sala de cinema e ampliar seu conhecimento da nossa cultura, é ver cinema, é falar sobre cinema e quem sabe fazê-lo!

Agradeço a todos os alunos dispostos a levar pra frente essa iniciativa!

Carol
(Lanterninha)

2 Comentários:

Às 12 de agosto de 2008 às 07:35 , Blogger lyrity a gostosa@hotmai .com disse...

Carol

Fiquei fascinada com o projeto, parábens! Estudo na Uneb (Teixeira de Freitas-BA), onde integro a equipe do CONVERSÊ CINE CLUBE que funciona no campus.
Vamos manter contato! Susana

 
Às 9 de dezembro de 2008 às 16:28 , Blogger jackson disse...

Salve, Salve Lanterninha...
olá galera, eu gostaria de fazer um agradescimento a todos do lanterninha pela força e pela ajuda para a formação dos nossos cine clubes, principalmente Fábio, carol,e cia...
Ai pessoal eu era um lego nos asuntos referentes a cinema, através do lanterninha eu pude enxergar o mundo com outros olhos através do cinema, eu nem sabia da existencia de cine clube, não sabia nem o que era, hj já entendo já possa debater claro que tenho muito o que aprender, mais os grandes colaboradores para isso foi o pessoal do lanterna que se dedicaram muito para tá ai hoje formados 9(nove) novos cines clubes...
Bem eu espero que esse trabalho de vocês continue, como eu também vou dar continuidade, levando o cinema para o coração desse povão como vocês troxeram pra mim...
bem muito obrigado a todos, e por hoje é só...
jackson...

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial