domingo, 3 de agosto de 2008


Depoimento de Valéria Fagundes
(Estudante de jornalismo e poetisa, convidada do Projeto Lanterninha)

Muitos são os questionamentos que norteiam o universo escolar. É muito comum encontrarmos professores que perderam a dignidade, alunos sem auto-estima, diretores que continuam no mesmo barco embora já tenham perdido a direção. Existe um panorama crítico no sistema educacional brasileiro, mas não adianta apontarmos culpados.
A tarefa de tentar mudar essa realidade é nossa!
Quando eu digo nossa, falo dos projetos sociais, da arte, do cinema. De qualquer instrumento informativo que viabilize a reflexão de valores humanos. Por que o papel da escola não é apenas escolarizar, é educar para a vida.

O Projeto Lanterninha é a prova de que trabalhar com a linguagem audiovisual nas escolas pode dar certo. Tive a felicidade de participar de debates em 11 escolas públicas de Salvador, eu fui com o objetivo de falar sobre minha participação no documentário Pro dia nascer feliz. Falar sobre minha escola, as dificuldades que eu tinha para ter acesso ao estudo. Mas os debates tomaram uma dimensão muito além do que se esperava, e eu que já tinha esperança, passei a ter fé na construção de uma sociedade mais igualitária.

O que os meninos das escolas vivenciaram durante a exibição do filme foi algo único e mágico! Se os alunos da rede pública não têm acesso aos cinemas da cidade, o lanterninha leva filmes brasileiros de qualidade até eles. Além de possibilitar a criação de cineclubes, oportuniza o debate sobre questões que nos levam a entender a realidade da qual somos parte. O cinema mudou a minha vida! O que sinto, vejo, percebo, ignoro, são fragmentos de imagens que carrego dentro de mim...

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial