quinta-feira, 30 de julho de 2009

CONHEÇA A PROGRAMADORA BRASIL

O Lanterninha será contemplado com um kit de filmes disponíveis na Programadora Brasil para cada uma das 14 escolas do projeto. Eles farão parte do acervo que vai ajudar a ascender a lanterna do cineclubismo nas escolas.

http://www.programadorabrasil.org.br/

A Programadora Brasil é um programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, desenvolvido por meio da Cinemateca Brasileira e do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv). Seu objetivo é a disponibilização de filmes e vídeos para pontos de exibição audiovisual (escolas, universidades, cineclubes, centros culturais, pontos de cultura) de circuitos não-comerciais para promover o encontro do público com o cinema brasileiro. Uma ação para formar platéias, fomentar o pensamento crítico em torno da produção nacional, contribuindo com a formação intelectual, social e cultural dos brasileiros. E, em paralelo, para fortalecer iniciativas de difusão cultural similares e/ou complementares à Programadora Brasil.

Convergência de políticas públicas

Além de estimular a circulação de filmes com pouco espaço no circuito comercial de exibição, como documentários, médias e curtas-metragens, a Programadora Brasil se articula a diversos projetos do Ministério da Cultura e responde a diferentes demandas. Para os Pontos de Cultura – centros culturais conveniados ao MinC via seleção por editais públicos –, por exemplo, a Programadora é uma opção de acesso a filmes licenciados para sessões públicas. E, além de facilitar a constituição de acervo para esses Pontos de Cultura, auxilia também as ações de agendamento e exibição de acordo com seu público.  

Como iniciativa de estímulo a novos olhares, a Programadora Brasil também atende ao projeto Olhar Brasil, responsável pela criação dos Núcleos de Produção Digital, que visa fomentar a produção independente e a formação técnica e artística dos produtores de audiovisual. Já para o projeto Pontos de Difusão Digital, que garante instalação de infra-estrutura para exibição com tecnologia digital, a Programadora garante o fácil acesso a obras imprescindíveis para formação de uma platéia crítica e conhecedora de culturas diversificadas, com ênfase na cultura nacional.

Rearticulação do Movimento Cineclubista

O Governo Federal vem participando da rearticulção dos cineclubes desde 2003. Encontros do Conselho Nacional de Cineclubes, como a 26° Jornada Nacional de Cineclubes e o II Encontro Ibero-Americano de Cineclubistas, têm recebido apoio institucional do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual. Os objetivos desses encontros são o fortalecimento e o intercâmbio entre os cineclubes, a avaliação das atividades e a definição de políticas e diretrizes para o movimento. Para fortalecer essa estratégia de governo, desde janeiro de 2008 a Programadora Brasil fechou uma parceria com o Conselho Nacional de Cineclubes.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial