terça-feira, 3 de agosto de 2010

O Encontro Cineclubista da Walter da Silveira foi mais uma das ações de formação da rede de apoio ao cineclubismo que o Lanterninha tenta empreender. Foi uma manhã muito produtiva, com um debate que se estendeu até quase duas da tarde. Representantes de todos os cineclubes lanterninha estiveram presentes.

Logo no início tivemos a exibição do documentário "Encontro com Milton Santos, ou o mundo global visto do lado de cá", do diretor Silvio Tendler. O filme foi uma porta de entrada ao universo de transformação social que empreendemos através do cinema. O cineclubismo está diretamente ligado às questões culturais e sociais no nosso país, porque mais do que nunca, este movimento busca estabelecer o diálogo, através das obras audiovisuais, com a comunidade de onde fazem parte.  É uma forma de percebermos melhor o lugar que ocupamos no mundo, e a partir disso darmos o primeiro passo rumo à mudança para um novo contexto de vida mais igualitário, menos injusto.


Para lançar questões ao debate, contamos a presença de Tiago Tao, cineclubista e representante do CNC, que situou historicamente o movimento cineclubista e suas implicações na formação de novos modelos de construção e análise das obras audiovisuais. O querido Jorge Conceição, já parceiro do Lanterninha, também esteve presente contribuindo com o debate.




Ainda há muita estrada a percorrer. Ainda no mês de agosto, dois novos encontro cineclubistas acontecerão, proporcionando espaços de encontro e troca de idéias a respeito do cinelcube e seu potencial de ação. Programe-se, compareça!




Por: Tenille Bezerra
Coordenadora Executiva do Projeto Lanterninha
tenillebezerra@gmail.com

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial