terça-feira, 21 de setembro de 2010

Um texto bem interessante que tem tudo a ver com o Lanterninha!!!!!


Alfabetizacão Audiovisual




Cinema, televisão, computador, videogame, tablet, celular. Telas que se multiplicam, acompanham e influenciam o desenvolvimento de crianças e jovens no mundo contemporâneo. Orktut, Twitter, MySpace, Facebook, Second Life, YouTube. Novas maneiras de se relacionar, construir o conhecimento, compartilhar, aprender, imaginar, fantasiar. Atribuir sentido aos fenômenos do cotidiano. Transmitir e representar seu universo imaginado.
Entre os temas mais relevantes pesquisados durante o processo de desenvolvimento do documentário Ctrl-Vestá o que os americanos chamam de “New Media Litteracies”, o que significa, ao pé da letra, “letramento para as novas mídias”. Estamos falando da utilização dos conteúdos, linguagens e instrumentos de comunicação do novo século em processos educativos.
Se antes o desafio da educação já era algo difícil e complexo, agora configura-se como uma zona muito mais desconfortável e cheia de incertezas, causada sobretudo por um choque de gerações, que distancia os professores de um universo íntimo dos alunos.
A alfabetização audiovisual, conjunto de atividades e processos educativos que utiliza o cinema, a televisão e as novas tecnologias de comunicação como forma de construir e compartilhar experiências e conhecimentos, auxilia a compreender o processo de manipulação e construção de imagens, em suas mais diversas linguagens, ideologias, gramáticas, formatos, discursos subliminares, ritmos e formas.
As possibilidades de aprendizado se multiplicam e enriquecem as experiências educativas, consolidando o processo de inclusão de todas as culturas, conhecimento e formas de expressão. Um desafio para todos nós.
Texto retirado do site: http://www.culturaemercado.com.br/headline/alfabetizacao-audiovisual/


4 Comentários:

Às 7 de outubro de 2010 às 09:58 , Anonymous Daiane Silva disse...

Bem interessante mesmo este texto! Realmente é fundamental e um grande desafio para nós educadores, inserir estas novas tecnologias em processos de formação sobretudo nas escolas publica. Este choque de geração, o abismo que há entre o mundo do aluno e o do professor, talvez seja um dos entraves. Ao mesmo tempo eu vejo que a experiência do Lanterninha nas escolas tem revelado que muitos professores que reconhecem a importância dessas novas linguagens e as utilizam em sala de aula. Vemos professores utilizando nossos filmes, promovendo debates, propondo festivais de vídeo...Enfim, há muito pra ser feito, mas também há muita coisa rolando em nossas escolas!

 
Às 8 de outubro de 2010 às 10:38 , Blogger DAIANE SILVA disse...

Sobre o alfabetismo visual, tão necessário na sociedade contemporânea, Dondis (2000) afirma que se trata de um processo de desenvolvimento da inteligência visual, algo que estar para além da simples decodificação e criação de mensagens visuais. Para este autor, o alfabetismo visual implica compreensão e meios de ver que transpõe os poderes visuais inatos do organismo humano e as capacidades intuitivas em nós programadas para a tomada de decisões visuais. Sobre as vantagens desse alfabetismo visual Dondis diz que:

"O primeiro e fundamental benefício está no desenvolvimento de critérios que ultrapassem a resposta natural e os gostos e preferências pessoais ou condicionadas. Só os visualmente sofisticados podem elevar-se acima dos modismos e fazer seus próprios juízos de valor sobre o que considera apropriado e esteticamente agradável. Como meio ligeiramente superior de participação, o alfabetismo visual permite o domínio sobre o modismo e o controle de seus efeitos. Alfabetismo significa participação e transforma todos que o alcançaram em observadores menos passivos"

(Dondis, 2000, pág. 231)

TEXTO: ALFABETISMO VISUAL: PARA QUE?

 
Às 14 de outubro de 2010 às 05:12 , Blogger Tenille Bezerra disse...

Adorei essa referência Dai!
Bjs

 
Às 16 de outubro de 2010 às 13:51 , Anonymous Daiane Silva disse...

Muito bom né? Tenho este texto e vou disponiblizar pra equipe!!!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial